Friday 7 April 2006

Humildade

Humildade, s. f. (do Latim humilitate). 1. Qualidade daquele ou daquilo que é humilde. 2. Virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. 3. Modéstia 4. Submissão; inferioridade.

Como podemos afirmar ter uma virtude, se ao fazê-lo estamos a mostrar que somos fracos, e isso é a verdadeira virtude?
A humildade tem como objectivo fazer com que o BOM, aquele que se esforça, que trabalha e atinge os seus objectivos com sucesso mais vezes do que fracassa, aquele que possui verdadeiros objectivos seja visto e se veja como FRACO, razoável, sem valor, para que o verdadeiramente FRACO, aquele que não se esforça, que luta pelo mínimo (se lutar), aquele que quiçá nem objectivos terá, se sinta verdadeiramente BOM, MUITO BOM, EXCELENTE, O MAIOR...
Submissão, inferioridade??? Perante quem? A sociedade que oprime os verdadeiros bons? Os que se acham bons mas vivem daquilo que os verdadeiramente bons fazem no obscuro, no desconhecido, por detrás de uma simples cortina de realidade que os oculta e ao mesmo tempo os impede de ver a realidade?
Será justa a submissão a um evento, a uma "realidade", a uma história, criação, acto de magia, a DEUS??? Adeus não, não é a criação de mitos que vai calar a voz do esforço, da dedicação, da variabilidade inter-individual e da capacidade de alguns, apenas alguns, atingir aquilo que perseguem com afinco e vontade, com alegria, com PAIXÃO.
Que valores estranhos nos vemos na nossa vida, que deturpam a realidade, que fazem de nós quais clones de um ser maior, de um indivíduo, que faz com que todos caminhemos no mesmo caminho e sejamos iguais.
Não somos iguais, nem nunca seremos, não podemos percorrer os mesmos trilhos, porque senão todos os outros ficariam encobertos pela vegetação que se adensaria e nos taparia da vista aquilo que poderíamos ser e viver, assim o soubessemos, assim o víssemos...Triste, sádica, altruísta, corrupta vegetação esta que nos encobre de nós e da nossa realização como HOMENS...HUMANOS...humildes???

No comments: